Introdução
A Feira Medieval de Pernes, visa recriar um ambiente autêntico e envolvente, transportando os visitantes para a época medieval, permitindo uma experiência imersiva, oferecendo aos visitantes a oportunidade de mergulhar na história e na cultura de uma época fascinante.
O tema no presente ano é a doação dos moinhos da Ribeira de Pernes por D. Afonso Henriques aos Cavaleiros Templários em reconhecimento pela ajuda prestada na conquista de Santarém. Estes moinhos eram de origem árabe, com estes os Templários constituem a comenda de Casével.
A seguir, detalhamos os principais elementos e atividades planeados para este evento.

Tema e Ambiente
A Feira é localizada cronologicamente no século XII, mais concretamente em 1157, ano em que D. Afonso Henriques terá doado os moinhos da Ribeira de Pernes aos cavaleiros Templários. Raul Violante na sua obra “Pernes no tempo”, refere que “A mais antiga referência aos moinhos da Ribeira de Pernes data de 1157”.
A localidade de Pernes e sua História estão ligadas a estes moinhos. Segundo Mário Rui Silvestre “Pernes, Terra Antiga do Bairro Ribatejano – Vol. II.
“Nos séculos da ruralidade portuguesa, Pernes assumiu enorme importância económica no contexto nacional. Essa importância assentava essencialmente nos Moinhos e Pisões dos rios Alviela e Centeio, e nas culturas agrícolas a eles associadas, milho e trigo, em especial. Disputados em várias ocasiões, estes Moinhos entraram cedo na história de Portugal. De origem Árabe, povo que introduziu notáveis melhoramentos neste tipo de engenhos, foram doados, após a Reconquista Cristã, à Ordem do Templo por D. Afonso Henriques.”
Toda a ambiência terá decorações, figurinos e cenários que reflitam a vida medieval. Assim, será um espetáculo colorido e vibrante, com ruas repletas de barracas e tendas enfeitadas com bandeiras e estandartes. Artistas de rua, músicos ambulantes e malabaristas oferecerão entretenimento aos visitantes, enquanto os mercadores exibirão os seus produtos variados em tendas de lona, recriando a atmosfera da época.
A Feira era um evento sazonal, onde comerciantes de diferentes regiões se encontravam para trocar uma diversidade de produtos, incluindo alimentos, tecidos, especiarias, metais preciosos e artesanato. Estes eventos não se reduziam a oportunidades de comércio, mas eram, fundamentalmente, espaços onde as pessoas se reuniam para se divertir, socializar e saber notícias de outros lugares. Além do comércio e do entretenimento, a Feira era um importante centro cultural, onde as pessoas podiam trocar ideias, aprender novas habilidades e celebrar as suas tradições. Jogos, torneios e representações teatrais oferecerão às pessoas a oportunidade de mergulhar num mundo de fantasia e imaginação.
Local e Estrutura
A Feira será realizada ao ar livre, no Largo do Rossio de Pernes, proporcionando espaço para tendas de comércio, áreas de entretenimento e atividades desportivas e culturais.
Atividades e Entretenimento
- Desfile da Igreja Matriz até ao Largo do Rossio de Pernes.
- Leitura da Carta de doação dos moinhos da Ribeira de Pernes.
- Mercado Medieval: tendas diversas oferecerão produtos artesanais, alimentos típicos da época e mercadorias variadas, permitindo que os visitantes vivenciem o comércio medieval.
- Taverna Medieval: Uma taverna será montada, oferecendo bebidas e refeições inspiradas na culinária medieval.
- Artesanato / Oficinas ao Vivo: Artesãos demonstrarão as suas habilidades em trabalhos manuais, como tecelagem e “scriptorium” ( oficina onde os visitantes poderão experimentar a caligrafia medieval).
- Espetáculos de Rua: Malabaristas, músicos, dançarinos e comediantes percorrerão as ruas, proporcionando entretenimento aos visitantes.
- Torneios e Justas: Demonstração de habilidades de combate medieval, incluindo torneios de arco e flecha, …
As coordenadoras, Maria Fernanda Branca e Carla Varanda Vieira